-
YANIEL MATOS TRIO
O músico cubano Yaniel Matos apresenta "Calabarí" com inspiração no folclore e na erudição da cultura cubana. Em Cuba, Carabalí era como eram chamadas as pessoas vindas de Calabar, Nigéria. "Quem não tem de Congo tem de Carabalí", é uma expressão popular cubana que afirma que todos tem algo de africanos. As músicas de "Carabalí " são baseadas em ritmos característicos do sul do pais, tais como Tumba Francesa, Bembé, Conga, Rumba, na forma jazz contemporâneo. A música aqui não esconde seu flerte com música européia e jazz. A influência de músicos como Cecil Taylor, Elgar Varese, Alejandro García Caturla e Amadeo Roldán pode ser claramente vista e sentida contra esse novo pano de fundo. Com Yaniel Matos (piano e violoncelo), Fernando Amaro (bateria) e Bruno Migotto (contrabaixo).
abertura da casa 20h- Sex 19/08 22h00
-
ALMOÇO & MÚSICA // França & Abaddia
Ao melhor estilo das grandes duplas de instrumentistas da história da música brasileira como Pixinguinha e Benedito Lacerda, Zé da Velha e Silvério Pontes, os músicos Thiago França (saxofone) e Allan Abbadia (trombone) se reúnem para fazer uma roda instrumental com um pé no samba e o outro passeando, bebendo na fonte e olhando para o futuro, abraçando estilos dentro duma gafieira universal onde toda dança vale, todo canto soma e toda escuta é bem-vinda. pra executar a empreitada, completam o time Emerson Bernardes (cavaco), Sthe Araújo/Samba Sam (surdo), Tiganá Macedo/Pimpa (percussão) e Xeina Barros (percussão geral).
- Sáb 20/08 12h00 - 1ª SESSÃO - 12h às 14h30
- Sáb 20/08 15h00 - 2ª SESSÃO - 15h às 17h30
- Dom 21/08 12h00 - 1ª SESSÃO - 12h às 14h30
- Dom 21/08 15h00 - 2ª SESSÃO - 15h às 17h30
-
Arrigo Barnabé e Paulo Braga - Clara Crocodilo: uma suíte a 4 mãos
Arrigo Barnabé apresenta "Clara Crocodilo - uma suíte a 4 mãos" com Paulo Braga. Na ocasião, Arrigo apresenta também intervenções poéticas a partir da Semana de 22 e sua vertente antropofágica, comemorando os dez anos da Caliban, revista Latino-americana de Psicanálise.
Verdadeira suíte musical, "Clara Crocodilo - uma suite a 4 mãos"
não apenas contém temas seus conhecidos e no histórico do compositor Arrigo Barnabé ("Sabor de Veneno", "Diversões Eletrônicas", "Orgasmo Total", além da própria faixa-título), como guarda alguns dos princípios fundamentais de sua técnica composicional. Reveladoras, essas transcrições recriadas e rearranjadas por Arrigo especialmente para o duo soam muito menos ‘reduções para piano’ e bem mais ‘expansões para piano’. É por meio dessas variações expandidas que transparece todo o virtuosismo da escrita do autor – seja reproduzindo literalmente o texto musical já conhecido, seja apresentando os exercícios de composição que antecederam cada peça, seja propondo mudanças musicais posteriores à obra acabada.
Ao longo de mais de uma década de experiência nesse projeto, a comunicação entre ambos se tornou simbiótica, "telepática", na definição do compositor. Parceiros e colaboradores desde 1988, Paulo Braga participou também da ópera (e posteriormente disco) "Gigante Negão", de Arrigo, de suas operas "O homem dos crocodilos" (2003) como pianista e regente, "Até que se apaguem os avisos luminosos" (2005) como pianista, das Missas in memoriam Arhur Bispo do Rosario e Itamar Assumpção, de trilhas para cinema, enfim tem sido o principal interlocutor musical de Arrigo em sua produção como compositor e interprete nos últimos 20 anos.
abertura da casa 20h- Sáb 20/08 22h00
-
FILARMÔNICA DE PASÁRGADA
PSSP é o novo álbum do grupo paulistano Filarmônica de Pasárgada, com 14 canções inéditas inspiradas na história da cidade de São Paulo. As faixas do disco abordam diversos aspectos ligados à metrópole paulista, ora de modo mais factual, ora de modo mais onírico, por vezes com ironia e humor: a sua fundação na colina histórica pelos jesuítas no século XVI, a economia do café, a desigualdade social, o drama da Cracolândia, a recorrente crise hídrica, a poluição, o descaso em relação aos rios da cidade, o machismo e o racismo impregnados no desenvolvimento urbano de São Paulo são alguns dos temas que atravessam o álbum. As canções foram escritas e arranjadas pelo compositor do grupo, Marcelo Segreto, e contam com participações especiais de Tom Zé, Barbatuques, Trupe Chá de Boldo, Música de Montagem, Mestre Zelão e Escola Mutungo de Capoeira Angola. O projeto gráfico do disco é de Guto Lacaz, as fotomontagens de Zé Vicente, a produção musical de Segreto e o lançamento é pelo selo YB Music em parceria com a Gravadora Experimental da Fatec Tatuí.
abertura da casa 20h- Qua 24/08 21h30
-
CIDA MOREIRA
Um trovador da decadência…
E ouvir suas canções é acariciar um arame farpado.
Há muitos anos, essa sinceridade desesperada me jogou para uma forma de ser artista que eu jamais suspeitava. E criou em mim uma espécie de novelo de lã a ser desfeito aos poucos, durante os dias da minha vida que viriam e me levaram para a arte também.
Na intensa identificação com este homem estranho não sabia até pouco tempo como abordar suas canções e cantá-las. Impossível criar uma atmosfera tão masculina, tão cheia de fúria e poesia.
Deixei o tempo rodar e um dia, lá por dois mil e três, fui desafiada a fazer um show com suas canções. Lúcida e inconsequentemente fui ao seu encontro; e encontrei então um pedaço enorme da minha identidade, das razões pelas quais eu canto, que são tantas, e sempre me atiraram num poço profundo.
Experimentei então o arranhar um arame farpado… mas descobri sua funda poesia e amor.
Assim foi; assim é. Cantar Tom Waits é mexer comigo, é mergulhar na minha própria estranhesa, é se entregar ao tempo; e cantar…
Uma mulher estranha
Um homem estranho
Falamos do que faz parte do desconsiderado em nós; nossa exclusão, nossa dor do não pertencer a nada, mas saber bem tudo que nos cerca.
Uma aventura funda; digna desses dias escuros e tristes.
Cida, 2018
abertura da casa 20h- Qui 25/08 21h30
-
QUINTETO DA PARAÍBA convida Toninho Ferragutti
O QUINTETO DA PARAÍBA e Toninho Ferragutti têm em comum a paixão por somar a tradição da música erudita à enorme riqueza da música popular brasileira.
O músico, compositor, arranjador e educador Toninho Ferragutti é reconhecido como um dos mais inventivos e talentosos acordeonistas atualmente.
Possui uma extensa participação em centenas de cds e shows de artistas importantes (Gilberto Gil, Maria Bethânia, Maria Schneider, Lenine, Spok Frevo, Chico César, Orquestra Jazz Sinfônica, Osesp (Orquestra sinfônica do Estado de São Paulo), Orquestra Jovem Tom Jobim, Orquestra Versátilis, entre tantos outros.
O QUINTETO DA PARAÍBA é formado por Ronedilk Dantas, Anderson Carvalho (violinos), Ulisses Silva (viola), Nilson Galvão (violoncelo) e Xisto Medeiros (baixo).
Herdeiro da rica história do Movimento Armorial, tem mais de três décadas de existência, prestigiosa carreira internacional, vários discos considerados históricos, e parcerias com uma vasta gama de artistas criativos da música brasileira como Xangai, Chico César, Lenine, Sivuca, Virgínia Rosa, Toninho Ferragutti, Antônio Nóbrega, Carlos Malta, Zeca Baleiro, Mônica Salmaso, maestro Spok, Ceumar, e muitos outros.
abertura da casa 20h- Sex 26/08 22h00
-
ALMOÇO & MÚSICA // LA CARAVANA ORQUESTRA
La Caravana Orquestra é fruto do multiculturalismo paulistano. Formada por onze musicistas de países como Cuba, Chile, Venezuela e Brasil, a banda reverencia em seu autêntico baile latino a música afro-caribenha das grandes orquestras, trazendo ritmos como mambo, cha-cha-cha, cumbia e bolero, mantendo a tradição da salsa na capital.
Em 2020, La Caravana Orquestra foi contemplada com o 1o. Prêmio Aldir Blanc de Apoio à Cultura da Cidade de São Paulo, reconhecimento da Prefeitura pela relevância do grupo no cenário artístico-musical local. Seu primeiro single, "Vereda Tropical", está disponível atualmente nas principais plataformas de streami
Para o show "Viva Latinoamérica", um repertório especial calcado em grandes vozes da música latino-americana, como Célia Cruz, Omara Portuondo e Leonor González Mina, trazendo clássicos das músicas cubana e colombiana em uma viagem sonora pela América Central. Nesta apresentação, o grupo terá a participação especial da cantora venezuelana Fran Castellar.
Fran Castellar / VENEZUELA (voz)
Renata Espoz / CHILE (voz/percussão)
Cesar Aranguibel / VENEZUELA (piano / voz)
Carlos Ceiro / CUBA (baixo / voz)
Fábio Carrilho / BRASIL (guitarra/tres/direção musical)
Pedro Bandera / CUBA (congas)
Alexis Damian / CUBA (timbales / voz)
Gustavo Villas-Boas / BRASIL (trompete)
Marco Aurélio Martins / BRASIL (trompete)
Mariana Oliveira / BRASIL (sax alto)
Pedro Moreira / BRASIL (trombone)- Sáb 27/08 12h00 - 1ª SESSÃO - 12h às 14h30
- Sáb 27/08 15h00 - 2ª SESSÃO - 15h às 17h30
-
QUINTETO DA PARAÍBA convida Nelson Ayres
O QUINTETO DA PARAÍBA e NELSON AYRES têm em comum a paixão por somar a tradição da música erudita à enorme riqueza da música popular brasileira.
Como pianista, arranjador e regente, NELSON AYRES tem se apresentado com orquestras como a Filarmônica de Israel, OSESP, Sinfônica de Jerusalém, Orquestra Jazz Sinfônica, Orquestra Jovem Tom Jobim, e quase todas as grandes sinfônicas brasileiras. Seus trabalhos mais recentes incluem a parceria com Monica Salmaso, seu trio com o saxofonista John Surman e o percussionista Rob Waring, o duo com o violinista Ricardo Herz, e uma história de 40 anos com o grupo Pau Brasil.
O QUINTETO DA PARAÍBA é formado por Ronedilk Dantas, Anderson Carvalho (violinos), Ulisses Silva (viola), Nilson Galvão (violoncelo) e Xisto Medeiros (baixo).
Herdeiro da rica história do Movimento Armorial, tem mais de três décadas de existência, prestigiosa carreira internacional, vários discos considerados históricos, e parcerias com uma vasta gama de artistas criativos da música brasileira como Xangai, Chico César, Lenine, Sivuca, Virgínia Rosa, Toninho Ferragutti, Antônio Nóbrega, Carlos Malta, Zeca Baleiro, Mônica Salmaso, maestro Spok, Ceumar, e muitos outros.
Nesta apresentação, um repertório inusitado que reúne Villa Lobos, Tom Jobim, Debussy, Piazzola, Ernesto Nazaré, e, é claro, composições de Nelson Ayres.
abertura da casa 20h- Sáb 27/08 22h00