-
Webster Santos convida Leila Pinheiro e Zélia Duncan
"HOJE EU CONVIDO" é o novo show do músico, compositor, arranjador e produtor Webster Santos. Ao lado de artistas que viraram amigos, ele apresenta seu repertório com parcerias de sucesso gravadas ao longo dos seus 30 anos de carreira. Além de canções conhecidas e eternizadas na história da Música Popular Brasileira, em três encontros o multi-instrumentista nos mostra suas composições autorais acompanhado de grandes nomes da música. Na terceira de encontros, Webster recebe Leila Pinheiro e Zélia Duncan.
abertura da casa 19h30- Ter 03/10 21h30
-
BAHIA PROFUNDA por Mateus Aleluia
Bahia Profunda é um programa de cooperação artística, científica e cultural internacional que envolve a participação de diversos países cujas culturas contribuíram diretamente no processo de formação da cultura brasileira no geral, e da baiana em particular, tendo por finalidade possibilitar o conhecimento dos aspectos das culturas européia, africanas e indígenas que confluem para o modo de vida do povo brasileiro. Segundo Mateus Aleluia, idealizador do projeto:
"O Bahia Profunda é um programa que pretende mostrar a pluralidade de culturas do Brasil através da Bahia, mas não a Bahia estado, a baía acidente geográfico: a baía de todos os santos. A baía de Alah, a baía de Jeová, de Oxalá, Suko, Nzambi, Tupã, Olodumaré. A baía de todos os santos católicos, de todos os caboclos, de todos os ritos, de todos os credos, de todas as cores. Essa é a baía! Se embale na vida e viva!"
abertura da casa 19h30- Qua 04/10 21h30
-
AVISO IMPORTANTE!
Quinta (05/10), estaremos fechados durante a noite para uma celebração.
- Qui 05/10 20h00
-
RODRIGO CAMPOS E ROMULO FRÓES // Cidade Trovão
Show de lançamento do single "Cidade Trovão" de Rodrigo Campos e Romulo Fróes
Parceiros há mais de uma década, seja em seus trabalhos pessoais, seja colaborando com outros artistas, Rodrigo Campos e Romulo Fróes vêm contribuindo decisivamente para a construção da canção brasileira no século 2, em discos como "A Mulher do Fim do Mundo" de Elza Soares e "Coração Bifurcado" de Jards Macalé. "Cidade Trovão", o single que lançam agora, além de anunciar o disco que apresentarão em breve, marca também o primeiro trabalho assinado em conjunto pelos dois artistas.
abertura da casa 19h30- Sex 06/10 21h30
-
ALMOÇO & MÚSICA // SEXTETO SUCUPIRA
O som do Sexteto Sucupira pode ser encarado como uma viagem musical pelas melodias do mundo com o Brasil como ponto de partida. O veículo condutor dessa experiência é sem dúvida a cultura regional nordestina, seus baiões, xaxados, xotes e ijexás. A proposta do Sexteto é pesquisar o vasto repertório de forró a procura de conexões com outros gêneros musicais. O caminho inverso também é explorado, assim, temas inusitados da música mundial são adaptados com muita propriedade em arranjos "forrozeiros". Alimentado por ricas melodias, o público é convidado a provar um banquete de saborosos temas, muitos deles temperados com instigantes escalas orientais e ritmos exóticos. A cada tema executado tem-se a sensação de se desembarcar num lugar diferente, ora no Norte do Brasil, ora no Caribe, ora no Oriente Médio. O repertório mescla tradições de varias partes do mundo com temas de compositores consagrados brasileiros, de expoentes da nossa nova geração, além de composições inéditas dos integrantes. Alexandre Bittencourt - Sopros Rudá Brauns - Bandolim Felipe Chernicharo - Violão Max Dias - Baixo Lucas Videla - Percussões Cláudio Lima - Bateria.
- Sáb 07/10 12h00 - 1ª SESSÃO - 12h às 14h30
- Sáb 07/10 15h00 - 2ª SESSÃO - 15h às 17h30
- Dom 08/10 12h00 - 1ª SESSÃO - 12h às 14h30
- Dom 08/10 15h00 - 2ª SESSÃO - 15h às 17h30
-
LIRINHA
O novo trabalho de José Paes de Lira, Lirinha, traz performance do álbum MÊIKE RÁS FÂN – uma fictícia rádio cósmica que apresenta oito faixas inéditas produzidas pelo próprio artista. A partir de estudos e experimentações em torno da Rádio Arte e do corpo da voz – o canto falado – o projeto surge através da performance de poesia e música de Lirinha, com arranjos eletrônicos e paisagens sonoras orquestradas pelos multi-instrumentistas Dan Maia e Dizin.
Sob uma iluminação e aparelhagem de construção cênica, o show - com duração de 80 minutos - é composto por todas as músicas do disco e também por poesias e canções que marcam a trajetória solo de Lirinha. Serão revisitadas no repertório faixas como: Ah se não fosse o amor, Sidarta, Ela vai dançar, do primeiro álbum LIRA; além de Ser e Filtre-me, do seu segundo disco O Labirinto e o Desmantelo; e os singles O amor é um tubarão e Jabitacá – composição que foi gravada por Gal Costa.
Concebido entre 2020 e 2022 e lançado em abril deste ano, MÊIKE RÁS FÂN é uma profunda mistura entre a música e a poesia, com composição musical, melodias e arranjos harmônicos inspirados na experiência sensorial e emocional da sonoplastia da Rádio Drama. O álbum conta com a participação das vozes de Gabi da Pele Preta, em Estrela Negríssima; Nash Laila em Bebe; Lana Balisa, em Mesmo; o coral de Dan Maia, em Oyê; Iara Rennó, em Amor Vinil; e, por fim, Sofia Freire, em No Fim do Mundo.
abertura da casa 20h- Sáb 07/10 22h00
-
PAULO BRAGA PIANO TRIO com Arrigo Barnabé e Letícia Sabatella
"Comemorando 60 anos de vida, com muita alegria e no melhor lugar do planeta a querida Casa de Francisca, venho lançar o álbum ‘FAROL‘.
Pela primeira vez na minha carreira tenho um álbum com a formação tradicional: Piano, Baixo e Bateria, onde todas as composições são de minha autoria.
Com este trio formado por mim ao piano e estes músicos e pessoas incríveis : Edu Ribeiro (bateria) e Bruno Migotto (contrabaixo acústico), tive condições para desenvolver os arranjos de uma forma livre e criativa.
Gravado, mixado e masterizado por André Mehmari no Estúdio Monteverdi em setembro de 2023. Assistente de gravação: Gustavo Cândido.
Neste show teremos as participações super especiais de Arrigo Barnabé e Letícia Sabatella."
abertura da casa 19h30- Ter 10/10 21h30
-
OBMJ - Orquestra Brasileira de Música Jamaicana
Lançamento do disco de vinil MAIOR!
A OBMJ lança seu aguardado álbum MAIOR em disco de vinil, para selar esse lançamento, o show e celebração será na fabulosa Casa de Francisca, com disco a venda numa noite inesquecível com muita música Jamaicana.
MAIOR
MAIOR é a grandiosidade da vida, que nos permite usá-la de forma particular e única. É sobre a natureza, a fé, as alegrias, a força mítica de deusas e deuses, a alma, as emoções, as amizades, a liberdade, é por uma vida que nasce, pelas coisas simples, um abraço, um momento, é sobre a dança, sobre a música.
É sobre aquilo que a gente não pega e não vê, a gente sente.
O novo álbum da Orquestra Brasileira de Música Jamaicana (OBMJ), "MAIOR", vai ao encontro dos povos originários da América Central e da América Latina, bebemos das fontes do Caribe e do México, da música andina e do swing antenado do Belém do Pará, do samba reggae da Bahia, misturados ao Reggae e Ska jamaicanos.
Tudo isso influenciou nas composições inéditas e de sonoridade única que a OBMJ traz neste aguardado trabalho, que segue o lema máximo da OBMJ de fazer o povo dançar.
Pra somar nessa busca do MAIOR, o maestro Leitieres Leite "in memorian", Laylah Arruda (SP) , Maurício Badé (PE), Felipe Cordeiro(PA), Diego Andrade (Maneva-SP), Ian Giller Branco (PR) e Luiz Caldas (BA).
Maior é a alegria
Maior é a arte
Maior, a coletividade
Maior é imaginar…
O AMOR
abertura da casa 19h30- Qua 11/10 21h30 - em pé/sentado
-
ALMOÇO & MÚSICA // A RODA DE SAMBA DA RUBRA
A Roda de Samba da Rubra, nasceu do amor que Lu Lopes tem pelo samba e de um desejo de compartilhar esta sonoridade via a figura cômica e cheia de ziriguidum da Palhaça Rubra.
Ligada aos movimentos da capoeira e do samba, como praticante e admiradora, há tempos tem vislumbrado a possibilidade de fazer um show/espetáculo com sambas bem humorados e poéticos, que unam pessoas para cantar e dançar simpaticamente.
Sintonizada por este propósito com alguns músicos da cena do samba paulista, selecionamos um repertório que nos toca e estimula a alegria e amor entre as pessoas.
Inspirados pela energia cômica, sagaz e de filosofia simples de Adoniran Barbosa, criamos a estrutura da roda para espaços de convivência e abertos a todos que se sentirem atraídos.- Qui 12/10 12h00 - 1ª SESSÃO - 12h às 14h30
- Qui 12/10 15h00 - 2ª SESSÃO - 15h às 17h30
-
AYRTON MONTARROYOS // ALGUÉM CANTANDO CAETANO
A pedido da página @caetanoefoda, dedicada ao compositor Caetano Veloso, o jovem cantor pernambucano Ayrton Montarroyos, um dos mais elogiados artistas da nova geração, criou em 2021 uma live especial inédita com direção musical de Rodrigo Campos e Arquétipo Rafa.
Em 2022, Ayrton levou este trabalho para o palco, com a inserção de alguns números inéditos, com estréia no Teatro Paulo Autran, no Sesc Pinheiros, em São Paulo, e desde então o show tem sido um sucesso absoluto por onde passa.
O repertório selecionado passa por clássicos de Caetano (como, "Força Estranha" e "Um Índio"), mas também por pérolas pinceladas dos discos históricos que o compositor baiano lançou nos anos 70, como "Joia", "Qualquer Coisa", "Bicho", "Muito" e "Cinema Transcendental". Há ainda músicas do álbum digital "Caetano, Além do Transa", que Ayrton lançou pela Biscoito Fino, no ano passado, dentro de uma série de 10 álbuns temáticos gravados ao vivo pelo artista no formato de live, em estúdio, durante o período da pandemia.
Neste espetáculo, Ayrton divide com a plateia seu amor e admiração pela obra atemporal e influente de Caetano Veloso, um gênio que atravessou gerações e continua dialogando com todas as classes e gêneros da música brasileira.
Acompanhado pelos multi-instrumentistas Rodrigo Campos (guitarra, violão e cavaquinho) e Arquétipo Rafa (sintetizador, percussão e bateria), Ayrton apresenta em pouco mais de uma hora de duração de show, cerca de 30 canções.
Paralelamente a este projeto, Ayrton tem se apresentado ao lado do compositor Edu Lobo num projeto que celebra os 80 anos do artista, e está preparando um álbum novo.
abertura da casa 20h- Qui 12/10 21h30
-
NEI LOPES 80
Compositor com mais de 300 músicas gravadas, escritor com mais de 40 livros publicados, Nei Lopes chega aos 80 anos de idade e 50 de carreira.
Nei consolidou um amplo repertório gravado, a partir de 1972, por grandes intérpretes como Alcione, Beth Carvalho, Clara Nunes, Elza Soares, Elizeth Cardoso, João Nogueira e Zeca Pagodinho, além de nomes da nova geração como Fabiana Cozza, Roberta Sá, Diogo Nogueira e Seu Jorge. Tem entre seus parceiros nomes como Wilson Moreira, Arlindo Cruz, Martinho da Vila, Guinga, Moacir Santos e Ivan Lins.
O show traz os grandes sucessos do repertório do compositor, como "Gostoso Veneno", "Senhora Liberdade", "Tempo de Dondon", "Goiabada Cascão", "Coisa da Antiga", entre outros.
abertura da casa
SEX 19h30
SAB 20h- Sex 13/10 22h00
- Sáb 14/10 22h00
-
ALMOÇO & MÚSICA // QUIMBARÁ
Da delicadeza e do lirismo da Cuba antiga às festas e danças de Porto Rico e Colômbia, o grupo paulistano Quimbará interpreta ritmos do Caribe hispânico, son cubano, bolero, salsa e chá-chá-chá.
- Sáb 14/10 12h00 - 1ª SESSÃO - 12h às 14h30
- Sáb 14/10 15h00 - 2ª SESSÃO - 15h às 17h30
- Dom 15/10 12h00 - 1ª SESSÃO - 12h às 14h30
- Dom 15/10 15h00 - 2ª SESSÃO - 15h às 17h30
-
KIKO DINUCCI // RASTILHO
O compositor/violonista/guitarrista das bandas Metá Metá e Passo Torto apresenta ao público seu premiado álbum solo, Rastilho, gravado apenas com violão.
Focado nas possibilidades percussivas do instrumento, Kiko Dinucci traz uma abordagem baseada em características melódicas e rítmicas com influências que vão do violão de Baden Powell às linhas melódicas do guembri marroquino.
abertura da casa 19h30- Ter 17/10 21h30
- Qua 18/10 21h30
-
GRANDE BAILE
Para celebrar os antigos bailes no mesmo local em que na época áurea do rádio abrigou as grandes bandas e os principais programas de auditório do país; o músico, arranjador e produtor Paulo Serau e a Freedom Big Band apresentam o "Grande Baile" na Casa de Francisca, com participação especial de Ari Colares (percussão), Caetano Brasil (clarinete) e Teco Cardoso (saxofone)
Uma noite para dançar e apreciar um quentíssimo repertório baseado nos arranjos do álbum 12 chorinhos de Severino Araújo, lançado em 1960 pela gravadora Continental. Uma noite de Grande Baile dedicada a Severino Araújo e sua Orquestra Tabajara.
Severino Araújo (1917-2012) foi clarinetista, compositor, arranjador e líder da cultuada Orquestra Tabajara. Deixou vasta contribuição fonográfica trabalhando ao lado de artistas como Elis Regina, Elizeth Cardoso, Elza Soares e Jamelão, além de ter realizado mais de quatorze mil apresentações à frente da sua orquestra.
Comparado ao band leader americano Benny Goodman por conta das suas habilidades ao clarinete e na escrita musical, foi responsável pela fusão do Jazz e do Choro na música brasileira, tendo seu legado soando até hoje.
abertura da casa 19h30- Qui 19/10 21h30 - em pé/sentado